A excelência académica na escola pública portuguesa

OBRA

Apesar de a excelência académica ser na atualidade um eixo central da política educativa em Portugal e na Europa, pouco se tem investigado sobre este tópico. Os resultados difundidos nesta obra procuram evidenciar quais os principais fatores que promovem percursos de excelência. A realidade educativa portuguesa tem vindo a desenvolver-se ancorada na influência desta mesma agenda, quer através da reconfiguração dos valores democráticos do sistema público de educação (igualdade, inclusão e cidadania), quer pela promoção de múltiplos dispositivos de controlo, de monitorização dos resultados e de racionalização de recursos.
De que forma as escolas concretizam a sua missão? De que forma usam a sua margem de autonomia relativa para responder às pressões do Estado e do mercado?


ORGANIZADORES

Leonor Lima Torres é professora associada do Dep. de Ciências Sociais da Educação e investigadora do CIEd-UM. Doutora em Educação ­– Organização e Administração Escolar –, tem investigado no domínio da sociologia das organizações educativas, destacando-se os temas cultura organizacional, liderança escolar e percursos de excelência. Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública.

José Augusto Palhares é professor auxiliar do Dep. de Ciências Sociais da Educação e investigador do CIEd-UM. Doutor em Educação ­– Sociologia da Educação –, tem incidido os interesses de investigação no âmbito de uma sociologia da educação não-escolar e de uma sociologia da juventude. Integrou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública.


FICHA TÉCNICA

Título: A excelência académica na escola pública portuguesa
Organização Leonor L. Torres e José A. Palhares
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2017
N.º de páginas: 264
ISBN: 978-989-8151-47-6
Dimensões: 140x215x10 mm


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