Públicos escolares e regulação da educação

Esta obra explora os complexos processos de (multi)regulação da educação procurando esclarecer algumas das seguintes questões: como intervêm as políticas educativas, os processos escolares e as estratégias das famílias para produzir um envolvimento educacional diferenciado e uma desigual distribuição e apropriação de bens educativos para distintos segmentos da população? como lidam as escolas com as novas condições que enquadram as suas actividades, nomeadamente no que respeita à gestão da diversidade dos públicos escolares? Através do olhar sociológico e organizacional, intentou-se desvelar alguns processos em que interagem certas intervenções do Estado e a multi-racionalidade das lógicas de acção presentes nas escolhas organizacionais das escolas e nas estratégias das famílias face à escolarização dos filhos, intervenções, escolhas e estratégias que assim constroem campos regulados que, se não determinam, condicionam o mundo dos possíveis.


Fátima Antunes é Doutora em Educação e professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Recentemente publicou Nova ordem educacional, Espaço Europeu de Educação e aprendizagem ao longo da vida: actores, processos e instituições. Subsídios para debate. Coimbra: Almedina, 2008.

Virgínio Sá é Doutor em Educação, na área de conhecimento de Organização e Administração Escolar, pela Universidade do Minho. Actualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do IE-UM e membro da Comissão Directiva do CIEd-UM. É autor/co-autor de diversos trabalhos, com ênfase na gestão pedagógica intermédia, na interface escola-pais e na avaliação de instituições educativas.


Ficha técnica
Título: Públicos escolares e regulação da educação
Autores: Fátima Antunes e Virgínio Sá
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2008
N.º de páginas: 308
ISBN: 978-989-8151-17-9
Dimensões: 140x215x14 mm

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