Estratégias de ensino

O objectivo central deste livro é debater, exemplificar e analisar quer o conceito de estratégia, quer as práticas que lhe estão associadas. Falar de estratégias no plano da acção docente implica uma clarificação prévia do próprio conceito de ensinar, já que do que se trata é de estratégias de ensino.
A principal dificuldade relativamente ao aprofundamento do conceito de ensinar resulta exactamente da sua proximidade e centralidade na prática quotidiana de todos nós professores.
Assim, ensinar consiste em desenvolver uma acção especializada, fundada em conhecimento próprio, de fazer com que alguém aprenda alguma coisa que se pretende e se considera necessária, isto é de accionar e organizar um conjunto variado de dispositivos que promovem activamente a aprendizagem do outro.


Maria do Céu Roldão é doutorada em Teoria e Desenvolvimento Curricular pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá e agregada em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal. Exerceu funções docentes no Ensino Superior Politécnico e Universitário, tendo-se aposentado como professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Santarém. Tem colaborado, como investigadora e como docente em cursos de mestrado e doutoramento. Participou em diversos projectos da OCDE, em representação do IIE, de que foi vice-presidente, e trabalhou como consultora curricular em projectos da Unesco para a América Latina, e também em projectos de cooperação com Moçambique. É consultora do Ministério da Educação na área do currículo. Foi docente de História no ensino básico durante dezoito anos. Tem publicado diversos estudos (monografias e artigos) nas áreas do Currículo e Teoria Curricular e Profissionalidade e Formação de Professores.


Ficha técnica
Título: Estratégias de Ensino
Autores: Maria do Céu Roldão
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2009
N.º de páginas: 132
ISBN: 978-989-8151-08-7
Dimensões: 140x215x9 mm

11,00