Gestão Escolar e Melhoria das Escolas

A obra coordenada por Ilídia Cabral e José Matias Alves ajuda-nos a evitar estes três desvios e a manter um equilíbrio necessário entre os três vértices do triângulo. Alguns capítulos valorizam o conhecimento científico, através de sínteses bem elaboradas, pondo em destaque a importância da gestão escolar para a melhoria das escolas. Outros capítulos, sobretudo aqueles que apresentam os estudos empíricos, permitem compreender a realidade das escolas e as “vozes” dos seus gestores. As recomendações elaboradas em várias passagens da obra articulam um pensamento que cruza o conhecimento e o estudo das situações concretas com as políticas públicas. Estamos perante um trabalho de grande relevância, que ajuda a pensar os temas da gestão escolar e da melhoria das escolas num tempo marcado por muitas incertezas, e pela convicção generalizada de que vai haver grandes mudanças na educação.

António Nóvoa
(excerto do prefácio)


José Matias Alves é professor Associado da Universidade Católica Portuguesa. Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia-UCP. Autor de dezenas de livros e artigos no campo da administração e organização escolar.

Ilídia Cabral é Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa na área de aprofundamento da Administração e Organização Escolar. Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia e Coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). Autora de diversos artigos no seu campo de especialização.


Ficha técnica
Título: Gestão Escolar e Melhoria das Escolas: o que nos diz a investigação
Coordenação: Ilídia Cabral e José Matias Alves
Autores: Antonio Bolívar, Ilídia Cabral, Joaquim Machado, José Matias Alves, Mireia Tintoré, Rosário Serrão Cunha e Rui Lourenço-Gil
Prefácio: António Nóvoa
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2020
N.º de páginas: 182
ISBN: 978-989-8151-57-5
Dimensões: 140x215x9mm

10,00