Carrinho 0
Promoção!

Melhorar os processos e os resultados educativos , ,

OBRA

Esta obra recolhe um conjunto de trabalhos, alguns deles já publicados, mas amplamente reelaborados sobre os processos de melhoria e os resultados educativos, a partir de lições aprendidas a partir da investigação recente. Um novo paradigma da política educativa e da inovação defende um novo equilíbrio entre as pressões externas que estimulam a melhoria com a necessária autonomia escolar, onde os processos de ensino e aprendizagem constituem o foco da mudança. Este deve ter como objetivo incrementar a aprendizagem de todos os alunos. E, em função deste desiderato, exigir as mudanças curriculares, organizacionais, a formação dos professores ou os apoios da política educativa que possam promove-lo, ou então, alterar processos que podem potenciá-lo. Por sua vez, um vasto movimento a nível internacional contribuiu para situar os resultados de aprendizagem no centro da melhoria.


AUTORES

 

Antonio Bolívar é professor catedrático na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada (Espanha). Os seus trabalhos e publicações têm focado as seguintes linhas de investigação: educação para a cidadania, assessoria curricular e formação de professores, inovação e desenvolvimento do curriculum, liderança e desenvolvimento das organizações educativas. Os seus trabalhos incluem: Los centros educativos como organizaciones que aprenden (Madrid: La Muralla, 2000); Como melhorar as escolas? Estratégias e dinámicas de melhoria das práticas educativas (Porto: ASA, 2003); Um olhar atual sobre a mudança educativa: onde situar os esforços de melhoria? (In Escola, currículo e formação de identidades. Porto: ASA, 2007); Competencias básicas y currículo (Madrid: Síntesis, 2010); Políticas de mejora y liderazgo educativo (Málaga: Aljibe, 2012).

 


FICHA TÉCNICA

Título: Melhorar os processos e os resultados educativos
Autores: António Bolivar
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2012
N.º de páginas: 336
ISBN: 978-989-8151-29-2
Dimensões: 14 x 21,5 cm

26,00 22,61

ID : 369 Categorias: , ,