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Diretores escolares em ação

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Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores, pretendeu-se captar as condições de produção da sua ação e os seus efeitos plurais nas organizações escolares.
O modo como os diretores escolares se autorrepresentam, espelhado nas suas respostas a um inquérito por questionário, constituiu uma entrada rica em informação e pistas interpretativas sobre as contradições inerentes à sua centralidade subordinada, à forma como gerem as margens relativas de autonomia e como lidam, sem resistências de maior, com o enfraquecimento da democraticidade da governação escolar.
Contudo, este desbravar de significados e representações ficaria incompleto se limitado às imagens produzidas unicamente pelos diretores. A compreensão dos processos de gestão e liderança exigiu uma aproximação empírica aos contextos concretos de atuação, que permitisse apreender o fluir das relações de poder que diariamente se tecem nas organizações escolares. Os quatro estudos de caso realizados permitiram, justamente, adentrar um pouco mais nas lógicas de gestão e liderança, nas relações de poder e de negociação, ao mesmo tempo que contribuíram para a compreensão dos padrões culturais que persistem para além das mudanças normativas e morfológicas. Os vários capítulos deste livro suscitam questionamentos diversos, sinalizam especificidades, mas também algumas regularidades que agora partilhamos com o leitor.

 


Licínio C. Lima é Prof. catedrático do DCSE, no IE-UM. É Prof. convidado em universidades de todo o mundo, Prof. visitante na Univ. de Milão-Bicocca e na Univ. Julius-Maximilians Würzburg. Leciona nos domínios da Sociologia das Organizações Educativas, Administração Educacional, Métodos de Investigação e Políticas de Educação de Adultos. Foi membro fundador do Instituto Paulo Freire de Portugal, da Sociedade Europeia de Investigação em Educação de Adultos, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Fórum Português de Administração Educacional. É autor de numerosas obras, publicadas em dezoito países e sete línguas

Virgínio Sá é Doutor em Educação, área Organização e Administração Escolar. É Prof. associado do DCSE do IE-UM, do qual, atualmente, é diretor. É investigador associado do CIEd, membro do Grupo de Investigação Políticas, Governação e Administração da Educação Tem desenvolvido a sua atividade docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, no país e no estrangeiro. É autor e co-autor de diversos trabalhos académicos, publicados no país e no estrangeiro.

Leonor L. Torres é Prof. associada do DCSE e investigadora do CIEd. Doutora em Educação, área Organização e Administração Escolar, tem investigado no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional, gestão e liderança escolar e excelência académica. Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública. Desempenhou os cargos de Vice-Presidente e Presidente do Conselho Pedagógico do IE (2013 e 2017), sendo atualmente Diretora do CIEd.

Maria Custódia Jorge da Rocha é Prof. auxiliar do DCSE. Possui Doutoramento e Pós-Doutoramento em Educação. Investiga nos domínios das Ciências Sociais da Educação e nas áreas de Conhecimento Organização e Administração Escolar. As principais problemáticas de análise são Educação, Democracia, Gestão, Género, Poder.

Guilherme Rego da Silva é docente e investigador do IE-UM, integrado no DCSE e CIEd. É doutorado em Educação, área Organização e Administração Escolar. Leciona e orienta trabalho académico, ao nível da formação inicial, contínua e especializada de professores e educadores. Tem vários trabalhos publicados. Colabora como editor em revistas académicas e tem participado na organização de congressos e encontros de natureza científica.

Daniela Vilaverde e Silva é Prof. auxiliar do DCSE – IE. É doutorada em Ciências da Educação, área Organização e Administração Escolar. É investigadora do CIEd do IE-UM. É autora e coautora de vários trabalhos académicos nos domínios da administração educacional, sociologia das organizações educativas e educação de adultos. Integra a equipa editorial da Revista Portuguesa de Educação. Atualmente, é Diretora da Licenciatura em Educação.

Fernanda Martins é Prof. auxiliar do DCSE – IEd. É Doutora em Educação, área Organização e Administração Escolar. É investigadora do CIEd. Integra o grupo de investigação Políticas, Governação e Administração da Educação. Autora e coautora de trabalhos académicos publicados no país e no estrangeiro. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Ana Paula Macedo é Prof. coordenadora da Escola de Enfermagem da UM. É doutorada em educação. É investigadora, integrada no Núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. É colaboradora do CIEd-IE. Tem participado em vários projetos e concentrado a sua pesquisa no campo da Supervisão.

Maria João de Carvalho é doutora em Educação, área Organização e Administração Escolar. É Prof. auxiliar na ECHS – UTAD e investigadora do CIIE – UP. É Diretora do Doutoramento em Ciências da Educação e do Mestrado em Ciências da Educação e representante da ECHS na Comissão de Acompanhamento do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ) e Avaliadora Externa de Escolas. É autora de artigos científicos e livros.

 


Ficha técnica
Título: Diretores escolares em ação
Organização: Licínio C. Lima, Virgínio Sá, Leonor L. Torres
Autores: Ana Paula Macedo, Daniela Silva, Fernanda Martins, Guilherme Silva, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, M. Custódia Rocha, Maria João de Carvalho e Virgínio Sá
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2020
N.º de páginas: 300
ISBN: 978-989-8151-58-2
Dimensões: 140x215x15mm

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