Os surdos na escola

Esta obra tem a sua origem no convívio prolongado com crianças e jovens numa escola de surdos, com os professores e gestores dessa e outras escolas, com os pais de crianças surdas. Foram os problemas reais vividos no dia-a-dia que determinaram um longo período de investigação e de reflexão, em Portugal e noutros países.
Este estudo demonstra, com base no conhecimento científico produzido nos últimos 30 anos, que os surdos são tão inteligentes como os ouvintes, revelam a mesma aptidão para a comunicação e para a linguagem e reúnem todas as condições para atingir os mesmos níveis de desenvolvimento e de sucesso educativo.
O que hoje já sabemos sobre a surdez permite-nos ajudar os pais ouvintes na sua relação com os filhos surdos e criar escolas perfeitamente adequadas às suas características e necessidades.


Sobre o autor
José Afonso Baptista
foi metodólogo, consultor da UNICEF para a Educação e director regional de educação do Centro. É professor da Universidade Católica desde 1999, onde se doutorou em Ciências da Educação. É coordenador dos cursos de mestrado em Adminsitração e Organização Escolar e de doutoramento em Ciências da Educação.
Os interesses científicos dominantes situam-se na intersecção das Ciências da Linguagem com as Ciências da Educação. Depois de alguns estudos na área da linguística aplicada, o domínio de investigação actual situa-se no âmbito da organização escolar e da educação de crianças e jovens surdos, na sua língua e na sua cultura.


Ficha técnica
Título: Os surdos na escola
Autores: José Afonso Baptista
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2008
N.º de páginas: 356
ISBN: 978-989-8151-05-6
Dimensões: 14 x 21,5 x 20 cm

5,44