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A presente publicação apresenta resultados de estudos efectuados sobre três políticas públicas desenvolvidas recentemente em Portugal – Autonomia e gestão escolar; Educação Sexual em Meio Escolar; Avaliação Externa das Escolas – e foram realizados no âmbito da participação de uma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no Projecto de Investigação KNOWandPOL. Estes estudos incidiram na articulação entre conhecimento e acção pública e desenvolveram-se através das seguintes dimensões analíticas: os actores (mapa social e cognitivo); as ideias e sua evolução; a estruturação do campo político pelo conhecimento. No último capítulo é apresentada uma reflexão teórica, da autoria de Eric Mangez (um dos coordenadores do projecto na Universidade de Lovaina), sobre os “regimes de conhecimento” enquanto estruturas cognitivas e sociais, histórica e localmente configuradas, que influenciam os modos de produção e circulação do conhecimento e a sua relação com a política, nos diferentes países e contextos organizacionais.


Natércio AFONSO, professor associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e integrou a equipa portuguesa do projecto de investigação KNOWandPOL. Exerce a sua actividade de investigação no domínio da Política e da Administração Educacional.

João BARROSO, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi coordenador da equipa portuguesa do projecto de investigação KNOWandPOL. Exerce a sua actividade docente e de investigação no domínio da Política e da Administração da Educação.

Estela COSTA, doutorada em Educação na área de especialização de Administração e Política Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde exerce as funções de professora auxiliar convidada e investigadora da respectiva Unidade de Investigação. Foi bolseira do projecto KNOWandPOL de 2006 a 2010.

Carla Cibele FIGUEIREDO, docente no Departamento de Ciências Sociais e Pedagogia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Mestre em Relações Interculturais (1999), concluiu o doutoramento em Educação, na área da Administração e Política Educacional no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011), tendo colaborado com o projecto KNOWandPOL, no âmbito da elaboração da sua tese.

José HIPÓLITO, professor de História do ensino secundário. Mestre em Ciências da Educação, especialidade em Administração Educacional e doutorando em Educação, área de especialização em Administração e Política Educacional, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, tendo colaborado com o projecto KNOWandPOL, no âmbito da elaboração da sua tese.

Éric MANGEZ, doutorado em Sociologia e professor na Universidade Católica de Lovaina. Investigador convidado na Universidade de Edimburgo. Foi, conjuntamente, com Bernard Delvaux coordenador do projecto KNOWandPOL.

Carla MENITRA, mestre em Ciências da Educação, especialidade em Administração Educacional e doutoranda em Educação, área de especialização em Administração e Política Educacional, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde exerce funções docentes como assistente convidada. Foi bolseira do projecto KNOWandPOL em diferentes períodos, entre 2008 e 2011.


Ficha técnica
Título: Políticas Educativas
Autores: Natércio Afonso, João Barroso, Estela Costa, Carla Cibele Figueiredo, José Hipólito, Éric Mangez, Carla Menitra
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2008
N.º de páginas: 200
ISBN: 978-989-8151-25-4
Dimensões: 140x215x13 mm

14,00 12,17

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