Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas

Esta obra é marcada pela diversidade dos olhares, pela reflexão crítica sobre algumas das principais perspectivas de análise das organizações escolares, pela apresentação de propostas teóricas de reconceptualização e de aprofundamento. Trata-se de um trabalho de síntese dirigido a estudantes e investigadores das organizações educativas, com base em trabalhos teóricos e empíricos conduzidos no contexto de uma linha de investigação em desenvolvimento há mais de duas décadas no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Face ao interesse crescente dos investigadores portugueses pela compreensão sociológica das escolas e das respectivas “lógicas de acção”, especialmente no âmbito da administração educacional, da sociologia da educação e da política educativa, o presente livro representa uma contribuição incontornável.


Licínio C. Lima / É prof. catedrático da UMinho, prof. convidado em várias universidades europeias e brasileiras, autor de mais de centena e meia de obras, publicadas em treze países.

Eugénio Alves da Silva / É docente no Instituto de Educação da UMinho onde lecciona em cursos de graduação e pós-graduação e desenvolve investigação sobre administração universitária.

Leonor Lima Torres / É Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.

Virgínio Sá / É Doutor em Educação, pela Universidade do Minho. É autor/co-autor de diversos trabalhos, incluindo Públicos Escolares e Regulação da Educação, publicado nesta colecção.

Carlos V. Estêvão / É prof. catedrático da UMinho. Tem investigado diversas problemáticas ligadas às ciências sociais de educação e, nos últimos anos, à justiça e direitos humanos


Ficha técnica
Título: Perspectivas de Análise Organizacional das Escolas
Autores: Licínio C. Lima, Eugénio Alves da Silva, Leonor Lima Torres. Virgínio Sá e Carlos V. Estêvão
Editor: Fundação Manuel Leão
Número de edição: 1
Ano de Edição: 2011
N.º de páginas: 224
ISBN: 978-989-8151-21-6
Dimensões: 140x215x13 mm

14,45